top of page
Buscar
  • capoeiraifspcapiva

Projeto de Extensão do Câmpus Capivari batiza primeiros alunos na arte da Capoeira

Atualizado: 22 de jan. de 2019

O projeto de extensão “Capoeira Contemporânea: Vivências e Práticas Básicas”, em execução no Câmpus Capivari do IFSP desde abril de 2016, batizou no dia 24 de junho de 2017, em evento realizado no “Salão Cristal” do Capivari Clube, os primeiros alunos na arte da Capoeira.


O Batismo na Capoeira, assim como em outros esportes, não tem relação com religiosidade como a denominação pode sugerir, mas sim com a primeira participação oficial dos iniciantes em sua prática. Na capoeira, o batismo é a primeira participação dos alunos em uma roda de capoeira para jogar com outros capoeiristas mais experientes. Durante o jogo, mestres, contra-mestres, professores e instrutores de capoeira se revezam para jogar com todos os atletas iniciantes, e estes, depois de muito treino, ao final dos seus primeiros jogos oficiais de capoeira, estão aptos a receber a primeira graduação: a corda vede.


Os participantes do projeto de extensão Gilmar Fernandes Reis Ramos, Lucas Maurício Alves e Luan Henrique Marcelino Leite receberam merecidamente suas cordas verdes e suas certificações, assim como outros atletas do próprio Capivari Clube. O aluno Luan, que inclusive faz parte da equipe executora do projeto como bolsista de extensão, externou seu sentimento ao participar do evento: “Estou feliz demais! Queria muito graduar, mas o nervosismo no momento de entrar na roda é muito grande… No final deu tudo certo. Agora é continuar treinando forte para fazer jus a esta corda e à próxima graduação”.


(Da esq. para dir.) Luan Henrique Marcelino Leite, Gustavo Baptistella Leite da Silva, Gilmar Fernandes Reis Ramos, Lucas Maurício Alves.

O evento “Batizado e Troca de Cordas” foi organizado pelo Mestre Carlos Alberto da Silva (Mestre Silva), co-fundador do grupo “Expressão Paulista de Capoeira” e Mestre de Capoeira no Capivari Clube, com auxílio do Coordenador do Projeto de Extensão “Capoeira Contemporânea: Vivências e Práticas Básicas”, atleta do Capivari Clube e do grupo “Expressão Paulista de Capoeira” e servidor técnico administrativo do IFSP Câmpus Capivari, Gustavo Baptistella Leite da Silva, que durante o evento também recebeu nova graduação e trocou de corda, alcançando a corda policromática em verde, amarelo e azul e a designação de aluno formado.


O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Capivari, agradece ao Mestre Silva (e demais profissionais de Capoeira envolvidos no evento) e ao Capivari Clube pela parceria. E parabeniza todos os atletas de Capoeira do Capivari Clube e do Projeto de Extensão “Capoeira Contemporânea: Vivências e Práticas Básicas” pelas novas graduações.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page